Oi, divas! Tudo bem? Hoje tem post legal sobre cabelos!
Quem nunca ouviu falar que cortar as pontas dos cabelos ajuda-os a crescer? Será que esta afirmação, feita desde sempre pela sua avó, sua mãe, suas amigas, suas vizinhas, suas tias, sua cabeleireira, por aquela garota que tem um cabelo enorme (e que você inveja secretamente, hahaha) e vive te dizendo que "cresce porque corto as pontas", realmente procede?
Eu seeeeeempre tive essa dúvida - e acredito que muitas mulheres também têm -, e a resposta correta eu só consegui depois de perguntar a um clínico geral e a uma dermatologista, que me responderam enfaticamente: NÃO, isso é MITO!!!
E por quê é mito? Simples: o cabelo cresce de DENTRO para fora, à partir dos folículos pilosos sob a raiz em direção às pontas, através da irrigação sanguínea, e o que de fato vai determinar positivamente o crescimento das madeixas é a GENÉTICA, ALIMENTAÇÃO, HÁBITOS/ESTILO DE VIDA e CUIDADOS ADEQUADOS para cada tipo de cabelo. Ficou surpresa? Eu suspeitei desde o princípio! (Risos)
O crescimento normal mensal varia entre 1 e 1,5 cm, e quando você corta seu cabelo mais do que isso, torna o processo de crescimento natural mais lento. Cortar as pontas ajuda sim, ajuda a acertar o comprimento irregular (torto!) e a eliminar pontas duplas e ressecadas, mas não tem influência alguma no combate à queda ou auxiliar no crescimento, segundo a opinião dos especialistas.
Fica então a dica para nós que estamos querendo virar "rapunzéis": a famosa "vitamina T" é boa sim, mas deve ser usada com moderação, senão os cabelos nunca vão crescer totalmente!
Comments